segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Vendas = Ganhe Dinheiro; Marketing = Ganhe Mentes

Não existe nada mais prazeroso do que fazer algo e esperar que as estatíscas e números do mundo real mostrem para você o que está faltando e aonde você está errando ou acertando.

No meu caso estou sempre olhando meu balanço patrimonial , a liquidez que tenho entre meus ativos atuais e minha capacidade e condiçoes de endividamento para o caso de um novo investimento ou situaçao de emergência.

Tudo bem que no meu caso eu tenho uma empresa pública que me dá muitos benefícios mas também tenho meus méritos pois sempre fui assim por muitos anos.

Mas o que qeuro dizer com isso é que a natureza , o destino e os negócios são, felizmente ( ou infelizmente ) ditado por números. Não é preciso muita matemática quando se tem um neg´coio que está continuamanete vendendo mas, com a complexidade de operaçoes e redirecionamento de recursos para a pesquisa e desenovlveimento de inovaçoes, a o olhar microscopico para os números de sua empresa pode indicar cenários alaramantes ou festejantes que se aproximam e lhe fazer pensar sobre novos rumos e decisões.

O que me falta no momento é a indisponibilidade de meu tempo pessoal para dedicar-me a parender mais e mais. Às vezes, depois ou antes do trabalho vou para as bibliotecas do SENAC e fico lá lendo alguns livros que estão na minha lista pessoal de leitura. Eles me levam a cenários e ocasiões incríveis de negócios e de sucesso, mas também de falahas empresariais, que tem muito mais a ensinar do que sucessos.  É por meio deles que vou moldando minha formad e pensar e ver outros negócios e também por meio dos livros que tenho a facilidade de simplificar as complexidades de um negócio ( pelo menos a maior parte deles)

E de tudo que eu li até hoje , venho observando mais e mais que, mesmo com uma empresa necessitando de áreas como gerenciamento, tecnologias e recursos humanos, o diferencial de uma empresa , aquilo que faz ela crescer e aparecer e dominar o território dos noticiários e a ficar na boca das pessoas está em dois fatores: Vendas e Marketing.

Uma empresa pode sobreviver sem gerência se estiver vendendo a todo vapor, uma empresa pode sobreviver sem recursos humanos se estiver vendendo a todo vapor, uma empresa pode estar faturando alto nas vendas mesmo sem grandes tecnologias. Todos esses fatores são acessorios ao que é mais importante : capacidade de vendas de um produto.

Você vê , se não fosse assim, não existira uma razão para existir o ebay ou o mercado livre. Qualquer pessoa pode entrar lá e fazer um anúncio bacana e que chame atençao e vender seus produtos , de casa, ou comprados para estoque , com finalidaade única de revenda.

E vender é , na verdade comunicar o valor e utilidade de algo na vida uma certa pessoa ou grupo de pessoas. As melhores vendas são aquelas que são feitas com fluidez, sem pressao e que ocorrem porque uma pessoa interessada e com dinheiro na mão decidiu acreditar no produto e dar dinheiro a seu vendedor em troca do produto.

Opa mas aí é outra história... uma história mais interessante e que eu acho melhor do que puramente vendas.. e é : marketing.

Marketing é mostrar a mensagem certa, com a oferta certa para o público certo, ávido por ter aquele produto que você está vendendo. não há mistérios quanto a isso e um bom marqueteiro facilita e muito a realizaçao de vendas.

Voê já imaginou estar vendendo um produto, digamos, um livro que vocÊ fez e , mesmo sem ter lançado ainda, já ter uma pré-encomenda de 2 milhões de unidades? Os marqueteiros conseguem fazer isso.

Já imaginou ter uma loja recém-aberta de móveis e eletrodomésticos e na abertura da loja você ter que contratar segurança da polícia e de particulares pois uma multidão está hipnotizada , achando que você tem as melhores ofertas, uma multidão que está prestes a arrebentar a loja da sua porta para poder comprar tudo antes que outras pessoas comprem ? já imaginou como seria um dia assim? aonde o faturamento alto poderia vir acompanhado de um certo temor por sua integridade física ? Marqueteiros também fazem isso.

O marketing tem raízes, a meu ver, na psicologia de massa, no estudo de propaganda e lavagem cerebral e de habitos de consumo. o marqueteiro é responsável por moldar o cerébro de suas víti.. digo de seus clientes para que eles sintam que estão pagando uma bagatela pelo valor que sua oferta propõe.

Mais do que isso , marqueteiros usam formas de colocar marcas e criar emoçoes em torno de marcas a fim de fidelizar clientes. Em um livro chamado "BrandWashing" , podemos observar como bebês são incentivados ao uso de uma marca enquanto ainda estão no ventre de suas mães, através de cheiros e sensaçoes que suas genitoras passam enqaunto estão em lojas com um marketing mais avançado. O apelo com crianças, que costumam ditar aos pais o que comprar é muito explorado por marqueteiros de brinquedos e alimentos.

A manipulaçao e criaçao de emoçoes é uma habilidade básica que todo marqueteiro precisa desenvolver. é quase uma derivaçao da hipnose clínica , mas no sentido de incentivar impulsos consumistas. Conheço marqueteiros que costumam trabalhar seis meses e o dinheiro que geram para produtores de bens e serviços permitem que eles desfrutem férias de outros seis meses.

Atualmente eu estou estudando marketing , mas ainda não consegui eliminar por completo o meu senso moral de vender coisas aparentemetne sem valor pra mim por um valor extremametne alto e que deixe pessoas desgutando.

Caso você se interesse peloassunto, quero indicar um cara que vende porcarias e ganha milhões com issos: Kevin trudeau. O cara tem scripts preparados para fazer as pessoas pensarem que seus produtos são revolucionários e que vão trazer conforto e soluçao para a vida de todas as pessoas.

Ele já vendeu cartilagem de tubarão e vários livros do tipo como perder peso e curas naturais, além de como se livrar de dividas e outros.

O cara é tão sagaz que existem pessoas que o defendem piamente. Em muitas ocasiçoes ele faz crer que o que ele fala ali pode parecer muito revolucionário pois é baseado em conceitos simples que os grandes grupos capitalistas, que lucram com a desgraça das pessoas, não querem que as pessoas saibam.

Dessa forma ele é o herói de pessoas que buscam soluçoes práticas e baratas, mas que muitas vezes não levam a nada e podem , inclusive agravar os sintomas iniciais.  

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