quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

comprando barato... vendendo caro

Quanto a comprar barato é sempre bom atentar para as praças e parque de produçao de novos produtos. Quanto mais próximo vc estiver da fonte de produçao, é claro, mais próximo estará dos melhores preços daquele produto. O que encarece a entreada de um produto no mercado, na maiora das vezes é o lucro que é adicionado para cada intermediário que se insere na cadeia de disrtriuibçao. Isso é normal e consntante . é
Claro que se um produto estiver com um preço muito elevado em comparaçao ao preço dos outros competidores , provavelmete o seu vendedro não vai sobreviver muito tempo no mercado. A não ser que tenha um atendimento excepcional e já tenha ganho a confiança de seus clientes. Uma das únicas formas de adicionar uma parcela exorbitante de lucro sem se preocupar com a possibildiade de perder clientes é quando se ganha a confiança e atenção de um grupo de clientes.

Quando se tem confiança , não se pensa tanto no preço. As pessoaas querem um problema solucionado quando estão no mercado para comprar algo ( outras realmente só estão atendendo aos impulsos de comprar , mas isso é outra historia) ao perceber que vocÊ tem um nicho de clientes e e oncsegue a atenção deles para o que você os oriente, você tem a confiança deles. Não vai ser muito o foco agora de como ganahr a confiançaa deles, mass eu já dou uma dica: torne-se uma autoridade no assunto.

Agora, a gente já tem uma idéia de como comprar: compre em mercadosaonde a fabrica, aone o processo de fabricaçao já existe , aonde o mercado já estã saturado com aquele prouto e o momnte de vendedores que o vendem.

a outra ponta da equaçao é a venda. Se por um lado temos a busca de mercados saturados para comprar um certo produto, devemos , pela outra ponta, encontrar os mercados escassos que estão demandando aquele produto e que estão dispostos a pagar prêmios mais altos ( = maiores preços) por aqueles produtos.
è de extrema importância também tentar enteder porq é que o produto é escasso naquele ambiente de mercado? Será que existem tarifas ou outras barreiras embutidas na legislaçao local que impedem que o produto seja importado ou distribuido de maneira mais eficiente e barata?

Se você não atender a esse último item poderá ter sérios problemas que irão se converter em sérios prejuízos. portanto , fique bem informado do que acontece e quais as condiçoes de jogo no ambiente que vocÊ deseja explorar. Para isso poderá entrar em contato com o nicho de clientes em potencial dispostso a comprar o produto e até mesmo aprender com eles aonde estão e quem são os fornecedores, para que vocÊ como cliente, possa também ter uma conversa com eles e enteder melhor quais ão as regras do jogo.

Eu já tive experiências com compra e venda de eletônicos. Todos sabem que, hoje, a China é a dominadora de mercado de manufaturados com uma grande variedade de produtos diferentes  e é o parque fabril escolhido por empresas ao redor do mundo que se aproveitam da mão de obra barata e farta e todas as condiçeos de manufatura que o país oferece.

Eu comprei alguns produtos do nicho de seguranaça e espionagem pois consistem geralmente em eletrônicos pequenos de fácil transporte e cujo frete era muito barato para trazer em quantidade para o brasil. Outros nichos interessantes e que também já experimente foi o de cosmeticos e buijuterias ( cosméticos eu não comprei da china pois ainda não tenho muita confiança no modo de fabricaçao deles para coisas que entrem em contato com a pele, é uma pena , chineses) . Comprei por lá e fiz anuncios online no site de leilões merado livre.

O que eu fazia era: criava um anúncio de leilão começando a um real e outro de preço fixo. Dessa forma eu conseguia estabelecer um nível de preço para os participantes do leilão que seguiavam pelo preço fixo para dar seus lances máximos.

Com isso consegui alguns bons lucroos e vez ou outra ainda peço alguns produtos que parecem ter um lucro interessante aqui no país. tecenetemente venho trabalhando a idéia com um amigo que tem uma loja especializada em itens dse segurança.

como se pode ver, eu estou pegando meus produtinho da china aonde a seguranaça não é um problema tão grave e o mercado está saturado de itens de seguranaça que ficam em depósitos e armazenados em prateleiras e estou revendendo no mercado local , praticamente no outro lado do mudno aonde a preocupaçao com a seguranaça é uma consntante e o povo está disposto a conhecer todas as soluçoes que estão em mercado e a pagar preços recheados para garantir a propria seguranaça e a de sua família.

Outras formas derevender um produto , ou seja , outras praças de vnda são: atrave´s das redes sociais, de websites e de websites.

Um bônus aqui: se você realmente quiser trazer um "a mais" para sua capacidade de vendas, agregue a sua mensagem uma garantia de , no mínimo 30 dias.

Com essa garantia , seus clientes potenciais vão ver menos risco na sua oferta e estarão mais aptos a comprarem de você já que o risco que eles estão vendo constatmente, que é de comprar uma coisa falha ou defeituosa, que não atenda aos requisitos que eles imaginavama inicialmente, é algo que inibe muitas pessoas de comprar coisas novas e com novos vendedores.

Com uma boa garantia estabelecida e um canal de atendimento aberto aonde as pessoas possam tirar todas as dúvidas antes de fazer qualquer compra, vc acaba ganhando um espaço maior na mente e docoraçao das pessoas que já estão cansadas de serem enganadas por grandes firmas que não se consegue achar o dono quando existem problemas e que costumam mandar o cliente por uma linha sucessiva de atendentes de telemarketing até que o cliente edesista de fazer qualquer reclamaçao ou quer tenha perdido uma boa parte de seu precioso tempo.

Garantia e faciliade de atendimento com rápida resoluçao de problemas: essa é chava para se conseguir mais e lucrativas vendas.

Agora vamos ver a estratégia de uma empresa que já está se consolidando e ganhando espaço no mercado local.

O branding é uma área que envolve a criaçao de uma marca / brand que tenha muito a ver com o negócio da empresa e que permita os compradores a identificarem um selo comum a uma linha de produtos ou qualidade. Uma marca pode evocar sentimentos variados , a depender de como o setor de marketing traz a marca na mídia e da experiência de cada cliente com aquela empresa.

Branding envolve repetiçao de conceitos. Você pode ver que uma empresa além de marca costuma agregar um slogan a ua marca que resumo sua proposta de valor.  A proposta de valor é justamente isso : uma frase que define o que a empresa veio trazer para o mercado  e que deve poder ser escrito em um espaço curto como uma folha de guardanapo. Uma empresa que não consegue definir seus idéias, sua marca num espaço curto , provavlemeten está perdido quanto ao que oferece e isso irá confundir o consumidor , gerando menos venda ou até mesmo insatisfaçao entre clientes que , confusos , esperavam outra qualidade de produto ou serviço.

A repetiçao de comerciais , idéias e conceitos está no coraçao da atuaçao do branding. A ideia por traz disso é gerar , evocar as emoçoes certas na mente e no coraçao de consumidores de modo que eles se lembrem da marca em momentos chave. Comerciais de cervekja por exemplo envolvem sempre festas , pessoas bonitas, calor, praia e muito sol. Geralmente uma visão ideal daquilo que as pessoas consumidoras em potencial anseiam. Além disso A marca também deve apresentar idéias que gerem um senso comum de satisfação.

A marca deve ser repetida continuamente e as boas experiÊcnias associadas a ela vão começar a desenvolver no preço de venda um prêmio que está associado a própria marca. O que quero dizer aqui é que depois de um tempo, quando a marca está bem consolidada no coraão e na mente das pessoas, uma empresa poderá introduzir um novo produto ou uma nova linha de produtos e fazer o preço deles auemntar justamente por causa da marca que está associada ao produto.

Nesse caso , o mesmo produto poderia ser vendido por um preço menor se fosse apresentado ao mercado como " genérico" vindo diretamente da fábrica, sem selos de empresas e etc. Mas, a partir do momento em que o simbolo da empresa é disposto no produto , esse passa a ser um simbolo de qualidade e que faz um apêlo às pessoas que já estão acostumadas e confiam naquela marca. Por trazerr esse valor agregado , os produtos de uma marca específica e bem conhecidas podem apresentar um preço maior do que a concorrência

Nenhum comentário:

Postar um comentário