sábado, 14 de dezembro de 2013

Eu errei... mas o Chefe é que é idiota

Estou pensando denovo em palaras para lhe dizer!

VocÊ é tão legal e perfeito(a) que eu não sei o que seriade mim se não pudesse lhe falar tudo isso.

Nao é pra ser simplesmente um desabafo, mas amanhã começa a semana de trabalho novamente e é assim que me sinto agora: querendo desabafar. Um grande amigo ( não tão grande assim, mas um amig, de qualquer forma) confiou em mim para fazer um trabalho que outras pessoas já fugiram. Consistia em trazer relatórios e levantar informaçoes e bancos de dados para que outros colegas possam trabalhar e gerar mais negócios.

Eu falhei. Nao que tenha falhado 100%. Consegui fazer muitas coisas e levantei informaçoes que outros colegas em outros momentos não conseguiram levantar tão facilmente. Também desenvolvi idéias e modos de operar que trouxera inovaçao e maior agilidade em alguns processos.

Mas não consegui fazer os relatórios que me foram pedidos , pelo menos alguns. Em algumas situaçaoes as informaçoes eram quase que inacessiveis e eu não tinha a quem recorrer. Outros colegas estavam se importando com coisas mais pertinentes ao cargo. A pessoa que me passava a tarefa de montar o relatório também não conseguia me ajudar e mandava eu me virar, dizerndo que a funçao de descobrir as coisas estava comigo e que eu tinha que ser capaz de desenrolar tudo sozinho.

Enquanto eu buscava essas inormaçoes, vinha algum outro colega ou superior e me pedia ajuda com alguma coisa que eu julgava ser fácil e que poderia resolver facilmente. E eu dava a vez àquilo queeu conseguia fazer rapidamente, para ajudar um colega ou uma colega em apuros. Eu sei, eu errei. Mas é complicado estar desenvolvendo um trabalho sem ter uma orientaçao mehor para tal e não ficar tentado em dar uma fugidinha e ter um senso de sucesso em alguma coisa que se consiga fazer, por menor que seja ela.

Eu sei que outros colegas também não sa[ão perfeitos e ocupam cargos até melhores que o meu e fazem muita besteira também. Mas pra mim, já que estou cultivando uma idéia de ter tudo completo, é complicado. resolvi fazer testes de aptidão vocacional, testes de personalidade e pequenos desafios mentais para me conhecer melhor e afastar um pouco a sensaçaode inaptidão e irresponsabilidade que implantaram em mim. O mais interessante é que ainda não tive nenhum pesadelo com essa situaçao que estou enfrentando no trabalho. Ou pelo menos nenhum que me lembre que tenha marcado mais traumaticamente.

Por um lado foi bom ter desenvolvido uma certa responsabilidade financeira e não ser tão desenfreado nos impulsos de consumo. Por outro , sinto que , talvez , se eu estivesse mais apertado e dependente dessa funçao que paga um pouco melhor do que o salário, talvez no aperto financeiro eu estivesse mais dedicado e fosse mais rápido em busca de solucionar os problemas que estão me deixando em débito com o chefe.

De qualquer modo, não sou assim e não me permito ficar tão escravizado porum emprego. Talvez eu tenha pego o pessoal do Reursos Humanos de surpresa quando eu disse que me julgava inapto para continuar desempenhando aquela funçao e que achava que deveriam colocar o quanto antes outra pessoa em meu lugar. Fiz aquele lado dizendo que não estava sendo bom para o escritório e que outras pessoas estavam sendo prejudicadas pela minha aptidão. Preferi usar esse tom ao invés de ficar falando pela ótica de que a funçao estava me fazendo mal, me deixando ansioso e que inclusive eu estava somatizando os problemas.

Fui logo avisando para a pessoa que me substitui nass férias para ir se preparando pois em breve a vaga estará aberta e eu confio que ele estará mais apto para fazer tal. Meu superior disse que tinha dpuvidas quanto a aptidão de meu substituto , mas, se antes eu temia que ele me superasse em termos de marketing pessoal, agora já não o considero mais uma ameaça e vou ajudá-lo a , sepossivel, fazer um trbaalho melhor do que o meu.

Ainda n]ao tive coragem de ter uma conversa franca com o super superior de todos que fez a entrevista inicial. Ele está sempre ocupado e eu sinto que estarei atrapalhando se for falar de problemas ao invés de soluções mas também devo agradecer pela oportunidade dada ( apesar de que essa oportunidade só foi possível depois que uma pessoa , que passou na minha frente na seleçao e deveria estar ocupando a vaga , essa pessoa desistiu da funçao poucos dias deposi que soube que havia sido selecionada... e daí vieram me procurar dizendo pra eu tentar denovo a vaga.)

Isso por um lado é bem bacana pois faz-se perceber que o cargo é pouco procurado e , por isso é reservado a poucas pessoas. Eu sei que tenho aptidão para tal, mas os chefes pedem coisas que as vezes eu acho inúteis, um desperdício de tempo para fazer. Alguams vezes, querem que eu compile informaçoes que eles tÊm disponíveis em um link ou um portal e que sequer me passam na hora de mandar o trabalho.

Daí tem uma pessoa lá que um dos colegas disse que estava pegando no meu pé , que estava me perseguindo e tal .. é uma das pessoas que me pedem coisas também e virtualmente, "uma superior". Já ouvi dizer que ela está naquele cargo por força política ( um senador) e que tomou o lugar de outra pessoa que estava mais preparada que ela. Pois bem, essa "superior" estava enchendo o saco , ora com trabalhos complexos que queria para "amanhã" , ora com trabalhos meniais , como colorir uma planilha de informaçoes, inserir gráficos , bichinhos etc.

Eu estou atendendo tudo o que me parece sensato e possivel . No entanto não há tanto reconhecimento. O único reconhecimento é quando as pessoas param e dizem: André, vc está com uma cara infeliz....kkkk a única coisa que tenho a dizer de volta é "não, é impressao, estou pensando em umas coisas para fazer"

Bom, já pensei em várias coisas, inclusive fazer uma chacina geral no lugar.. mas o bom senso sempre prevalece no meu espírito e , por mais que minha moral seja flexível o bastante para permitir pensamentos insanos como esse da chacina, no final das contas, eu preferi o suicídio profissional : Admitir que sou incompetente ( só pra agradar os chefes e não ter que dizer que o que pedem muitas vezes é bem idiota e desnecessário) e pedir bandeira branca: quero sair da função.. e com isso apagar todas as minhas dívidas.. e ficar mal visto com meus "superiores"

Afinal de contas , que tipo de independÊncia financeira é essa que não permite que vocÊ demita seus clientes ( o chefe, no caso)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário