quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Empresas, Marketing e Vendas

Eu estou lendo agora um livro sobre modelos de negócios que é muito interessante. foi feito por um contador é é da série "para dummies" ...business models for dummies.

Eu já conhecia um bocadinho dessas estratégiass de negócios principalmente pela experiÊncia que tive com um jogo bem didático sobre o assunto: capitalism II. Para quem não sabe , esse jogo tem umas simulaçoes de cenários que jáforam utilizadas inclusive como exames em algums turmas da faculdade de harvard tamanha as variáveis, complexidade e similaridade com o que se tem no mundo real.

Se antes eu pensava que o modelo de negócio era algo estático, imutável, que resumia as operaçoes de uma empresa e toda sua dinâmica em um único documento, agora vejo como é mutável essa coisa de plano de neegócios. O que ocorre é que a tecnologia está apresentando mudanças e diferenças no jogo continuamente. Alguns negócios que prosperaram no passado, hoje estão apenas nos livros de história ou senão reduziram seu faturamento de forma muito drástica em pouco tempo.

Um exemplo de empresa que não acompanhou as mudanças de tecnologias apresentadas pelo mundo foi a kodak. Anteriormente renomada por suas máquinas digitais práticas e de ótima qualidade, a kodak tinha um modelo de negócios que se baseava, principalmente na venda continuada de seus filmes fotográficos a serem introduzidos nas máquinas. Commo sabemos, a indústria de câmeras digitais foi conseguindo cada vez mais qualidade em suas máquinas até o ponto em que chegamos hoje, que podemos comprar máquinas fotográficas digitais que mostram instatâneamente , num visor, o resultado das fotografias e permitem que seus usuários possam selecionar o que querem, apagando o que não ficou bom.

Por outro lado ainda na área de fotografia, um exemplo de sucesso é a empresa Fujifilm. A fujifilm é bem conhecida por seus papéis especiais que são bastante utilizados por lojas de revelaçao de fotografia e permitem uma resoluçao e cores de alta qualidade.

A fujifilm direcionou grande parte de seus lucros para outra área não muito correlata: cosméticos. Eles utilizaram um processo desenvolvido em seus laboratórios, que gerava uma maior durabilidade nas fotos reveladas em seu papél, um processo químico que impedia a oxidaçao e degradaçao das fotos, algo que era comum com o tempo. O processo foi utilizado e adaptado para uma linha de cosméticos direcionada para a pele. O que desenvolveram foi um creme tópico que dava maior proteçao à pele durante a exposiçao ao sol e clima em geral. A fujifilm soube diversificar suas operações e até hoje mantém um departamento de pesquisa que, com criatividade busca desenvolver a qualidade não só na área de fotografia , como também em áreas que, com criatividade, possam se beneficiar das descobertas que fazem.

Para acompanhar toda essa mudança de mercado é preciso estar bem atento Às preferências dos consumidores. As tecnologias e tendÊncias mudam continuamente e com a Internet aproximando as pessoas ao redor do mundo e criando um ambiente cada vez maior de colaboraçao mútua, é praticamente impossível não imaginar que essas mudanças vão ficar cada vez mais rápidas e distribuídas ao redor do mundo.

Mas nem sempre estar atento às preferências do público e inovar pode ser uma boa opção. Fórmulas estabelecidas podem sofrer danos caso venham a sofrer mudanças em seus processos. Um exemplo é o do Mc Donalds, a rede de fast food que se capilarizou pelo mundo. Os administradores do Mcdonalds, percebendo uma tendência do público adulto correr de suas filiais e preferir concorrentes como a rede Wendy's , desenvolveu um novo produto: o Arch Deluxe. Para a divulgaçao foram gastos cerca de U$100 milhões  em campanhas e propagandas direcionadas para adultos , mostrando seu mascote, Ronald, engajado em atividades mais adultas com o golf e bilhar.

O Arch deluxe não emplacou e deixou apenas prejuízo para os donos da rede.

Modelos de negócios apresentam uma forma de monetizar a oferta de um produto que pode ou não resolver um problema. O que é importante lembrar aqui é: esteja atento ao que o público consumidor DESEJA e não o que eles PRECISAM. Há uma linha tênue entre esses dois verbos que costuma definir quem ganha e quem perde nos negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário