quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Pirulito que já morreu...

Não é interessante isso? por estamos em yerritório brasileiro e o governo ser soberano em sua s decões, que afetam a tudo e a todos que estão em território brasileiro, temos que nos contentar em aceitar ass porcarias que eles imprimem mesmo que ela não valha nada por si só .

certa vez sonhei comigo mesmo comendo dinheiro. Isso acontecia direto quando eu era mais novo. As vezes era comendo barro ou papel ! coisas estranhas ein?

Como estava falando , existem outras formas de o governo se financiar.

O outro exemplo que temos de financiamento do ogoverno é através de amissão de títulos de endividamento. Aí sim o negócio começa a ficar mais sério. Quando o governo emite um titulo de financimaneto ( conhecido no brasil como notas do tesouro nacional - NTN , Letras do tesouro nacional - LTN , e Letras Financeiras do tesouro - LFT) ele na verdade está captando dinheiro de invesrtidores em troca de pagar um certo percentual de retorno que depende da caracterísitca de cada titulo.

Se for investidor estrangeiro é ótimo pois não precisa pagar imposto de renda. Mas se for investidor brasileiro já complica pois no rendimento será abatido imposto de renda. O mesmo imposto de renda que custeia todas as falcatrua e riquezas de nossos governantes!

black blocks! pq vcs não fazem um chiclete para financiar suas atividaes?

Se quisessem realmente fazer baderna era só obrigar as pessoas e o comércio a não utilizarem mais a moeda do real. E o que utilizariamos então? a minha resposta seria: a moeda que está dando dor de cabeça nos governos em todo o mundo: o bitcoin.

mAS  vamos falar de bitcoin em um outro momento. como eu dizia, o governo então irá se financiar emitindo notas e letras financeiras com uma promsessa de pagamento de juros no priodo em que o dinheiro estiver alocado.

Simples assim vc empresta pro governo e o governo lhe paga juros ( irrisorios) mas que servem de base para toda a economia brasileira.

É interessante notar que toda vez que há mudanças nas taxas de juros - A SELIC sendo a principal referência - isso irá afetar o nível de desenvolvimento industrial e  investimento no país. E Mestre André, por quê isso acontece?

Isso acontece pois as pessoas que estão envolvidas em finanças sabem da necessidade de projeção de lucros. É preciso estimar quanto um negócio irá dar de retorno. Para isso é utilizado o VPL, valor presente líquido, que é como uma comparaçõ dos faturamento futuros trazidos ao presente e comparadaos com a taxa de juros brasileira ( selic) se o VPL for positivo, significa que o nwgócio trará bons retornos. Se o VPL for negativo significa que é melhor abandonar a execução do projeto e aplicar em títulos do governo que vão dar mias resultado.

Outro fator que importa aqui é o TIR - Taxa interna de Retor - que indica o quanto % de retorno um projeto deverá dar em cimaa do capital investido nele.

Para ser mais direto o TIR é o melhor comparativo de viabilidade do projeto. Se o TIR de um projeto estiver acima da taxa selic, significa que o projeto é bom e deverá gerar retornos. Se o TIR do projeto for Abaixo da SELIC, significa que o projeto, do ponto de vista financeiro, vai dar um retorno menor do que o que está sendo oferecido pelo governo federal.

Inclusive, é importante lembrar que até 2002, se não me engano,  que foi o ano de criação da lei de responsabilidade fiscal - LRF, os estados e municipios também podiam emitir suas prórpias notas financeiras para se financiar. Você já conseguiu imaginar a baderna?

Em alagoas , Ronaldo "Viado" Lessa se beneficiou disso e emitiu letras financeiras para tapar o buraco que deixou no estado. Até hoje o governo de Alagoas deve algo em torno de R$300 milhões  ( até ultima nota minha de conhecimento) para o estado do Paraná e deverá continuar pagando esses juros e refinanciando sua dívida por um bom tempo ainda pois parece que não está conseguindo gerar renda suficiente para agradar a todos.

E pobre é a peste né? porq não aprendem a ler e se desenvolver sozinho? Poq não aprendem a ajudar mais do que procurar ser ajudado? Tudo bem que eu sou financeiramente pobre, mas no geral acho q tenho capacidade suficiente de ir atrás daquio que me interessa e meu foco está mais em ajudar o govrerno agora e no futuro próximo do que sair louco atrás de benefícios e ajudas para doensças. MAs a culpa dnão é do povo em si.

De volta pro tema que estava falando .

A terceira formade um governo se financiar é através da criação e cobrança de impostos. Essa é a medida meno popular entre os políticos pois impacta diretamente o povo estúpido que não percebe que se perde mais com a inflação.

A inflação é mais branda no bolso do consumidor que perde poder de compra passivamente já que o dinheiro que tinha para uma quantidade x de moeda em circulação vai comprar menos quando a moeda em circulção aumentar x+y e os comerciantes ajustarem seus preços com reflexo nisso. Ja´a cobrança de impostos é apresentada como algo que o governo RETIRA, ABOCANHA da pessoas. está mais ligado a cobrança coercitiva que mafiosos e outros criminosos faziam.

Uma alternativa ainda ao meio circulante atula , que é a emissão de moredas seria a volta ao padrão ouro. Porém acho q meio pergiosa essa alternativa pois as pessoas teriam que saber quais as características reais do ouro para que não fossem enganadas.

Oh man! seis p[áginas hoje e eu ainda não tingi a veia daquilo que realmente me excita e me motiva para acordar todos os dias. E o pior , fico me contratiando a todo momento utilizando express~poes do tipo "mas" ou talvez não.

O objetivo aqui é fica tão prolífico quento  o que jaz morto agor l ron hubbard, criador da cientologia e grande moentor de muitas pessoas. Antes eu buscaria fazer textos que fossem traduzidos das coisas que eu leio , mas hoje estou chand oamis interessante escrever o que vem a minha metne. parece que é mais compensador vc ter algo totalmente original;. Afinal de contas, se nascemos originais , porq diabos iriamos morrer cópias?

Vou no parque maceió agora!
====

Não fui! Muita gente ... e os relapsos sem-terra estavam lá para fazerem-se ouvidos por suas causas anti-sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário