sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Situação atual

HOje estou aqui nese quart de extremo calor, tentando fazer sentido para escrever essas palavras. Estava num outro quarto com ar condicionado e sei que essas bruscas mudanças de temperatura não são nada legais para o corpo.

Gostaria mesmo era de entender porq ficamos habituado com as coisas e as pessoas. Com o tempo perdemos aquela instiga inicial que dava toda uma razão para viver cada momenot. Candido de voltaire fala sobre isso.. um cara tão positivo e disposto a conseguir chegar a terra de eldorado , mas no final seu destino se torna uma coisa comum e insosa depois de ele ter conquitado tudo o que sempre quis.

Essa talvez seja a maturaçao das emoçoes de que tanto falamos e que precisamos sobreviver para poder viver. É por isso que eu acho q a gente tem que viajar sozinho conhecer pessoas enquanto estamos sós pelo mundo , somente atraves de outras pessoas descobrimos outras facetas de nossa personalidade. e Aí, quando voltamos às nossas orgiens ou estaremos omudados, ou voltaremos À segurança de sermos aquilo que sempre fomos.

O foco parece mudar também com o tempo. por um momento é popularidade na escola, depois é a questão profissional, depois é constituiçao de família e só então vem a realizaçao de vida, que pode ou não acontecer e que parece não acontecer na vida de muitos.

Isso me faz lembrar a teoria dos 8 circuitos que vi nuns livros de Robert Anton Wilson e que mudaram minha perspectiva das coisas. Para quem não sabe, o RAW era um ficionista e cientologo que viveu na mesma epoca de timothy leahy, professor de psicologia de harvard que ficou mais conhecido pelo seu Consumo e estímulo de uso de lsd.

A consluão que eles chegaram.. quer dizer não foi uma conclusão foi mais um entendimento de desenvolvimento humano era de que os seres humabnos estariam se desenvolverndo em 8 etapas.
A 1a etapa é a chamada fase oral, comum a todos os seres  vivos. é a fase em que o recém chegado tem como fonte de alimento o seio da mãe. o símbolo da fase oral é a teta, para os mamíferos e outras partes para os insetos e outras classses de animais. A teta é a fonte de alimento e nela que o recem chegado pensa enquanto está acordado e enquanto dorme. a teta representa a segurança , a certeza de que tudo está bem
A 2a fase, chamada fase anal é quando o recem chegado passa a ter mais noçao de seu ambiente e começa a perceber outros seres vivos. é chamada fase anal , pois é nessa etapa que ele aprende a ter controle da esfinter. é também chamada assim pois a fase anal é uma etapa da vida em que o infante passa a ter noçao de quem precisa respeitar na hierarqui e quem pode passar por cima. é interessante notar que os animais costumam demarcar seus territorios através das fezes e que o homem demarca seu territorio de uma forma mais evoluida, atraves de caneta e papel, sob a forma de contratos.

A 3a fase é a fase mental quando começamos a aprender simbolos linguagens e matemática. e quando passamos a ter acesso ao imenso acervo de criaçoes feitas pela humanidade e quanod podemos transceder nossas fontes de conhecimento através da simbologia da matemática da linguagem e da religião. Eu particularmente me sinto muito conectado com a fase mental pois sei que tenho facilidade para me comunicar e sou extremamente prolífico com as palavars. a etapa mental desenvolve muito de uma pessoa e vai determinar a que tribos ou culturas ela pertence ou pode ter acesso.
Em seguinda, na fase 4, fase moral, aprendemos a desenhar nossas proprias definiçoes osbre os temasnmais controversos da vida e principalmente àqueles relacionadoss a sexo e morte. é quando passamos a nos identificar mais profundamente com uma religião e começaos a nos rebelar com os dogmas e ideias que nos são impostas por outras pessoas. a moral de cada um precisa fazer parte de uma etica maior na sociedade para que o povo coexista no mesmo ambiente. é impensavel ter uma moral que seja de encontro à vida. e alguns povos no ocidente, por esse valor a vida, acreditam que a etica maior precisa ser capaz de suportar os comportamento e a moral de cada individuo que a compoe.

o calor tá brabo aaqui. sinto que minhas palavras vao ficar aquem. como é que pode ? sisso parece mesmo é uma sauna. estou qaui no quarto cheio de livros ao meu redor. com esse computador ligado e o sol a pino em plenas 3 horas da tarde. não conseigo pensar em nada a nao ser nesse suor caindo pela minha testa , como é que seria meu foco sse eu etivesse num lugar mais frio? talvezeeu estivesse pensadno no meu pe com frio ou minha mao , masesse suor é terrivel. e opior que eu nao posso nem passar a mão senaõa vou perder segundo preciosaos de minha vida.

Quando acabar aqui vou voltar para o quarto que está com o ar condicionado ligado  e vai ser mais um choqeu termico.

Não quero entrar mais em detalhes sobre as ideias de RAW pois elas podem chocar alguns pais de família , mas sugiro os otrabalhos e a leitura dele para as pessoas que tem mais mente aberta para vislumbrar novas perspectivas e penso que o que eles desenvolveram juntos agregou bastante a experiencia da humanoiidade. pelo menos eu consigo ver muito sentido nas coisas que eles falam.

 o livro que eu li do RAW foi o Prometeus ascendendo , mas existem outros como o gato de shcordienger e umas coisas sobre illuminati e tal. Nunca mais li nada dele pois dele comecei a ter interesse em gurdjieff, que também tem umas ideias interessantes  e em alfred korzybski que desenvolveu umas ideias bem interessantes sobre linguagem e influencia da linguagem no modo como percebemos o mundo.

Se alguém já ouviu falar de PNL , ou programação neuro-linguistica, saiba que grande parte do que vem na neuro-linguistica tem como base as ideias de korzibski

Nenhum comentário:

Postar um comentário